O verde é uma cor secundária, resultante da combinação de azul com amarelo.
É muito interessante constatar que a combinação de uma cor fria (azul) com uma cor quente (amarelo), dá precisamente esta cor equilibrada, o verde!
Em relação à perceção visual verificamos também que a cor verde está no centro do espectro visível pelo olho humano, com um comprimento de onda da luz de 500 a 565nm.
Para entendermos a simbologia e energia da cor é necessário perceber a origem e a forma de reação da cor relativamente aos conceitos de Cor/Pigmento e Cor/Luz, as duas formas de analisarmos o fenómeno da cor.
.
Simbologia do Verde
A cor verde está geralmente associada à esperança, à saúde, à novidade, renovação e proteção, natureza, tolerância e jovialidade.
Normalmente o verde provoca em nós sentimentos de conexão, de confiança e bem-estar.
Mas como cor é sempre sinónimo de contexto e enquadramento, a simbologia e mensagem da cor verde dependerá sempre das outras cores e outros elementos visuais existentes em seu redor.
PIT do Verde
Profundidade
Intensidade
Temperatura
5 Dicas para combinar o Verde
Monocromático ou tom sobre tom
Verde e Azul
Uma combinação análoga de cores, que não choca visualmente. Temos de pensar sempre é qual a quantidade de cor que vamos misturar? Numa peça de roupa ou apenas num acessório.
Diferentes proporções de cores transmitem mensagens totalmente opostas e diferentes.
Verde e Amarelo
Verde e Branco
Um ótimo substituto da calça de ganga azul ou preta.
Verde e Rosa
A cor escolhida para a 2ª Edição da Masterclass “Cores&Imagem Para Além da Cartela” é o verde, porque, claramente, o meu objetivo para este momento é alcançar confiança e conexão, e trazer esperança e bem-estar.
Vagas limitadas.
Um beijinho! 💚
Margarida.