Chegou a Primavera, os dias estão a ficar mais longos e ensolarados e começamos a ver as principais tendências para esta Primavera/Verão 2023.
Se as duas coleções passadas mostraram muita intensidade na cor, porque foram um reflexo do pós-pandemia, em que todos queríamos aproveitar a vida de uma forma intensa, viver o que perdemos durante a pandemia, nesta coleção, a cor intensa também está presente, mas o grande destaque vai para as cores neutras e calmas.
Voltamos lentamente à normalidade e, por isso, a cor reflete aquilo que a sociedade pretende viver e sentir neste momento: serenidade, leveza e calma.
1. Castanho e Tons Terrosos
Os tons quentes do aconchego, da estabilidade e do conforto dominam esta coleção.
2. Branco
O monocromático branco ou tom sobre tom marcam uma grande presença e remetem para a sáude, cura e proteção.
3. Preto
O preto e o branco são duas cores muito presentes nesta coleção. O monocromático preto regressa, mas vem com textura, padrões e assimetrias. Como se a uma cor mais escura e séria quiséssemos dar um toque de diferenciação e magia.
4. Metais
O prateado e o dourado são os reis da estação, mas também as cores com acabamento metalizado vão imperar. O metal estará presente nas peças de roupa, com um enorme destaque para as carteiras e sapatos. Eu sou a maior fã desta tendência, pois um sapato dourado ou prateado traz imensa sofisticação e modernidade a qualquer look e ainda tem a enorme vantagem de combinar com todas as cores.
5. Cores Suaves
As cores suaves voltam com grande destaque, acompanhando uma tendência do comportamento mundial: queremos viver de forma calma e serena.
Ao combinar as cores suaves e claras com outras cores tenha atenção ao contraste que produz, porque, se ao lado de uma cor suave e clara utilizar o preto, vai trazer à sua imagem mais dramaticidade.
Se o objetivo é transmitir calma e serenidade, conjugue com outras cores claras ou intermédias, evitando grandes contrastes.
6. Azul
O azul permanece como uma cor muito importante nesta temporada: o azul intenso, frio e escuro permanece já das coleções anteriores, mas o novo tom de azul ganha destaque nesta coleção, é um azul mais quente, intenso e intermédio, é o azul turquesa.
7. Vermelho
A cor primária voltou como protagonista nesta coleção. O vermelho tomate, intenso e quente será o tom mais visto nesta coleção.
8. Amarelo
De entre as cores primárias, é a que vem conquistando aos poucos o mercado e as pessoas. Chegou devagar, muitos continuam com receio de a utlizar, mas a verdade é que o amarelo ganhou um enorme destaque dentro das cores, em todas as passereles, marcas de luxo e fast fashion.
9. Laranja
Se o vermelho está em destaque, o laranja não lhe fica atrás. É uma cor secundária que nasce da mistura do vermelho com o amarelo. O laranja é uma cor de entusiasmo e energia que pode ser utilizado muitas vezes em substituição do vermelho.
Existem mais cores para além das que indiquei, mas as minhas escolhas recaem sobre aquilo que é novo e traz um novo significado ao mundo das cores.
Esta altura do ano é, em regra, a mais escolhida para a realização da consulta de Coloração Pessoal, isto porque a nossa beleza não segue uma tendência, possui características próprias, e porque, junto ao rosto, determinadas cores funcionam melhor do que outras.
Por isso, é essencial sabermos quais são as nossas melhores cores, para podermos tirar o maior partido delas na construção da nossa imagem e conseguirmos compará-las com as cores tendência de cada coleção.
Deixo-lhe o artigo de blog “O que é a Coloração Pessoal” para poder entender as reais vantagens em conhecer as nossas melhores cores.
PS: De Paris com amor
Entre 10 e 15 de abril estarei em Paris, para a realização de mais um grande sonho! Irei participar numa “Imersão de Cores”.
Fiquem atentas às minhas redes sociais, porque vou trazer-vos as Cores da Primavera de Paris, mostrar-vos todas as paisagens e detalhes desta estação do ano tão única e intensa.
Um beijinho e uma boa Primavera! 🌻
Margarida.