No passado dia 16 de Novembro, fui convidada para uma “live” pelo Clube Mesa Posta, onde falei sobre o Poder das Cores na nossa Mesa (de Refeições).
Segundo o especialista, Toby Fischer Mirkin, a cor é a força mais poderosa da comunicação pessoal. A cor pode estimular, afastar, acalmar e influenciar.
Da mesma forma que as cores que vestimos provocam sentimentos nos outros, as cores que usamos nas nossas mesas têm também o mesmo poder.
Desta forma, por ser um assunto tão atual e importante, convidei a Carla Magalhães, fundadora do Clube Mesa Posta, para dar a sua opinião sobre a importância da Mesa e das cores que usamos na decoração nos dias de hoje:
“Quantas mesas eram inverno, outras, verão!”
“Quem ganhou mais uma vez o papel de protagonista das histórias da vida cotidiana, certamente foi “A Mesa”. A pandemia aliou-se às redes sociais e as pessoas sentiram necessidade de mostrar mais a sua casa e a sua nova rotina.
Penso que tudo, por pior que pareça, tem sempre um lado positivo. A casa se tornou escritório, academia, escola…Médicos passaram a atender à distância. Advogados, que antes sofriam com a falta de tempo para amigos, passaram a defender o resgate dos velhos e bons hábitos, de organizar a casa e das refeições em família. Grandes Empresários, se descobriram como verdadeiros chefs, com suas receitas e pratos bonitos de se ver!
Então “A Mesa” passou a ter um papel fundamental nessa nova vida normal. Diferentemente da idade média, que a mesa consistia apenas num simples tampo assente sobre cavaletes, que se cobria com panos soberbos. Naquela época a mesa era tida como um tipo de móvel sem grande valor ou importância. Apenas na segunda metade do século XVIII, com a vida social mais intensa e menos cerimoniosa, a sala de jantar, começa a se destacar como espaço exclusivo para as refeições. Mas foi somente no século XIX que a “A Mesa” teve o seu apogeu, que sinceramente foi ultrapassado neste ano de 2020.
Nasce um novo estilo de vida, com resgate à antigos valores, pequenos gestos de gentileza e todo glamour e autenticidade das fashions trends. Afinal de contas, “A Mesa”conta uma história, reflete uma identidade, por isso ela deve ser única para cada família.
E quando há crianças em casa, a partilha da refeição em família tem uma particularidade: à mesa, as crianças aprendem, através do exemplo do adulto, as regras de saber estar (como se devem sentar e comportar; como devem utilizar, devidamente, as palavras mágicas “obrigada”, “se faz favor”, “com licença”), desenvolvem e elevam o nível de conversação e da autoconfiança.
Por outro lado, aprendem hábitos de alimentação saudáveis, a partilhar o seu dia e a lidar com as emoções que vivenciaram; aprendem também, através das vivências partilhadas com os pais e principalmente constroem memórias afetivas.
“ Naquela mesa ele sentava sempre
E me dizia sempre o que é viver melhor
Naquela mesa ele contava histórias
Que hoje na memória eu guardo e sei de cor
Naquela mesa ele juntava a gente
E contava contente o que fez de manhã
E nos seus olhos era tanto brilho
Que mais que seu filho
Eu fiquei seu fã”
Trecho da Música Naquela Mesa, Nelson Gonçalves
Agora você deve estar a se perguntar: Como incorporar a Mesa Posta ao meu estilo de vida? A resposta é simples. Comece com o que você tem em casa. Que tal aproveitar para fazer aquela arrumação e ver tudo que você deixou de usar por achar que não é a ocasião perfeita. Experimente misturar peças, escolher detalhes e criar motivos para celebrar e montar uma linda mesa de almoço para a sua família.
A minha inspiração vem da simples batida do meu coração, dos objetos que fazem meus olhos brilharem e da lembrança dos sorrisos e histórias contadas em torno à mesa. Busque a sua!”
Carla Magalhães
Fundadora do Clube Mesa Posta
Mesa laranja, verde e azul
Nesta Mesa laranja, verde e azul, as cores quentes fazem-nos querer olhar, sentir e estar.
Combinações complementares, improváveis que tornam uma mesa ou um look bem especial.
Mesa monocromática
Aqui temos o exemplo de uma Mesa monocromática, ou seja, diferentes combinações de azuis que foram trabalhados com diferentes peças e texturas.
Uma mistura de azuis frios e quentes muito bem equilibrados. O verde veio dar a explosão de leveza e frescura necessárias.
Azul, vermelho e dourado
A sugestão clássica de uma mesa de Natal.
A combinação perfeita, que nos remete para as nossas memórias (dourado), que nos faz sentir o entusiamo do momento (vermelho) e a confiança no futuro (azul)
Espero que tenha gostado deste nosso artigo e que possa ser uma inspiração para as suas mesas para os dias festivos que se seguem.
Um feliz Natal e um 2021 cheio de alegria, saúde, paz e amor!